Cristo o cabeça da Igreja. " A primazia de Cristo é defendida." (cuidado ) Cl 2.16-23 (7)

Colossense  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views

devemos anda de uma forma digna diante uns dos outro.

Notes
Transcript
Cristo o cabeça da Igreja. " A primazia de Cristo é defendida." “ CuidadoCl 2.16-23 (7)
CONTEXTO
CONTEXTO IMEDIATO E LITERÁRIO
O que vem antes;
qual ESBOÇO da carta. Cristo e o primeiro Cl1.18.
a. Doutrina - A primazia de Cristo é declarada. CAP 1
b. Perigo - A primazia de Cristo é defendida. CAP 2
c. Dever - A primazia de Cristo é demostrada.
Qual CONTEÚDO da carta.
a. Amor. 1.1-2
b. Milagres 1.3-8
c. Oração 1.9-12
d. Senhor.1.13-20
e. Ministério . 1.21- 2.3
f. Santos. 2.4-15
g. Cuidado. 2.16-23
h. Céu e terra. 3.1-11
i. Revestidos. 3.12-17
j. Família. 3.18-4.1
l. Palavras 4.2-9
m. Amigos. 4.10-18.qual ESBOÇO da carta. Cristo e o primeiro Cl1.18.
a. Doutrina - A primazia de Cristo é declarada. CAP 1
b. Perigo - A primazia de Cristo é defendida. CAP 2
c. Dever - A primazia de Cristo é demostrada.
O que vem depois:
CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL
ESTRUTURA
1. A ameaça do legalismo “v16-17”
O legalismo é um caldo mortífero que ameaçou a Igreja no passado e ainda perturba a Igreja hoje. Warren Wiersbe diz que suas doutrinas consistiam em uma estranha mistura de misticismo oriental com legalismo judeu e uma pitada de filosofia e preceitos cristãos.
O apóstolo Pedro classificou o legalismo como um jugo, uma canga no pescoço: “Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar nem nós?” (At 15.10). O apóstolo Paulo, de igual forma, via o legalismo como um jugo de escravidão: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão” (Gl 5.1).
Os falsos mestres queriam transformar a religião numa questão de regras e prescrições sobre comidas e bebidas. Mas Jesus deixou bem claro que a dieta alimentar em si mesma é alguma coisa neutra. Não é o que entra pela boca, mas o que sai do coração é que contamina o homem (Mt 15.11–20).
2. A ameaça do sincrestismo “v18-19”
O sincretismo religioso é um fenômeno que ocorre quando elementos de diferentes tradições religiosas são combinados em uma única prática ou crença.
Destacaremos quatro pontos sobre o sincretismo.
Em primeiro lugar, a natureza do sincretismo (2.18). O apóstolo Paulo escreve: “Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal” (2.18). Os falsos mestres que estavam assaltando a igreja de Colossos eram não apenas legalistas, mas também sincretistas. A teologia que eles pregavam era uma mistura, um produto híbrido de filosofia grega, judaísmo legalista e cristianismo.
Em segundo lugar, a arrogância do sincretismo (2.18). Paulo exorta: “Ninguém se faça árbitro contra vós outros…” (2.18). Munidos de suas heresias sincretistas, os falsos mestres tentavam desqualificar os cristãos por não terem como eles as mesmas experiências arrebatadoras.
Em terceiro lugar, a idolatria do sincretismo (2.18). Paulo prossegue: “… pretextando humildade e culto dos anjos…” (2.18). Os falsos mestres estavam enganados quanto à teologia e quanto ao sentimento. Eles não apenas adoravam os anjos, mas diziam que faziam isso por humildade
Em quarto lugar, a base rota do sincretismo (2.18,19). Paulo conclui: “… baseado em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus” (2.18,19).
3. O perigo do ascestismo “v20-23”
Ascetismo é uma doutrina filosófica que defende a abstenção dos prazeres físicos e psicológicos, acreditando ser o caminho para atingir a perfeição e equilíbrio moral e espiritual.
Paulo condenou o gnosticismo, o legalismo, o sincretismo e agora condena o ascetismo, a crença de que podemos crescer espiritualmente simplesmente abstendo-nos de coisas, flagelando o nosso corpo e mortificando-nos fisicamente. Warren Wiersbe diz que essas práticas ascéticas se tornaram comuns durante a Idade Média: usar vestes de pêlos, dormir em camas duras, flagelar-se, passar dias ou anos sem falar, fazer longos jejuns ou ficar sem dormir. O ascetismo venceu a barreira do tempo e chegou até nós. Essa heresia ainda ameaça a igreja contemporânea.
O apóstolo Paulo sintetiza o ascetismo em três proibições:Não manuseies”, “não proves” e “não toques” (2.21). Embora devamos cuidar do nosso corpo como templo do Espírito (1Co 6.19) e tratá-lo com disciplina para não sermos desqualificados (1Co 9.27), o ascetismo é uma falácia. Ele é fruto do entendimento errado da filosofia grega. É enganosa a idéia de que a matéria é má e de que, sendo o nosso corpo matéria, ele precisa ser castigado e privado dos prazeres. O nosso corpo não é pecaminoso. Deus ama o nosso corpo, protege-o, sustenta-o, salva-o e o glorificará.
Em primeiro lugar, o ascetismo produz escravidão (2.20). O apóstolo Paulo escreve: “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças…?” (2.20). O ascetismo é a religião do NÃO. É a crença de que podemos agradar a Deus obedecendo a uma lista de “nãos”.
Em segundo lugar, o ascetismo está preocupado apenas com a aparência e não com a essência das coisas (2.21,22). O apóstolo Paulo continua: “… não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem” (2.21,22). O ascetismo é uma religião de aparências.
Em terceiro lugar, o ascetismo proíbe em nome de Deus o que Deus não está proibindo (2.22). Paulo diz que a religião do ascetismo não está baseada na Palavra de Deus, mas em preceitos e doutrinas de homens. Essa doutrina é invenção humana, e não revelação divina.
Em quarto lugar, o ascetismo é enganador em suas propostas (2.23). O apóstolo Paulo conclui: “Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra nada.
GRANDE IDEIA. Tudo que o servo tem a fazer e seguir fielmente o que a Palavra nos ensina.
ESPOSTA DESEJADA Nós temos sido um fiel conhecedor da Palavra? estude mais as escrituras
TEOLOGIA BIBLICA Tito 3.9–11“Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis. Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.”
Atos dos Apóstolos 20.29–31 “Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.”
APLICAÇÃO
Related Media
See more
Related Sermons
See more